
A linguagem musical especial resulta de sua capacidade de pianista virtuose. Ela liga o desejo de inventar dedilhamentos de novo tipo e ampliação da técnica do piano com a tendência a um gestual vigoroso e um ritmo independente e extremamente delicado.
É o que poderemos conferir no vídeo postado. O concerto para piano de n° 2, composto em 1913 chocou tanto o público em sua estréia, que muitos ouvintes abandonaram a sala durante a apresentação protestando. Mas isto pouco mexeu com o jovem compositor.
Sonata para piano N° 3 em lá menor Op. 28
A sonata para piano N° 3 foi terminada em 1917, a partir de esboços que haviam sido feitos dez anos antes. A sonata tem um sub-titulo “from the old notebooks” e é uma reconstrução dessas composições feitas entre 1907 – 1908. A 3° sonata é uma obra curta, porem muitas vezes descrita como uma das melhores composições de Prokofiev em virtude do seu frescor e paixão.
A sofisticação e maturidade são evidentes desde o princípio. Os dois temas da exposição – o angular primeiro tema e o lírico segundo - estão claramente expostos antes de serem dissolvidos em um energético e poderoso desenvolvimento.
Emil Gilels (1916 – 1985) é considerado um dos maiores pianistas do século XX. Sem duvida sua interpretação da 3ª Sonata de Prokofiev é fenomenal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário