segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Prokofiev (1891 - 1953)

Este genial compositor russo é considerado um dos mais populares do século XX. Um enfant terrible.
Era assim que Sergei Prokofiev era conhecido pelo exagero em suas composições. Pianista e compositor do modernismo clássico, ganhou fama por suas obras muitas vezes incompreensíveis.
Ele quase não se deixou contagiar pela vanguarda radical, mantendo-se sempre fiel à tonalidade e às formas musicais de contornos claros. Era um excelente pianista, tornando-se um dos mais importantes compositores para piano depois de Scriabin. Um terço da obra total de Prokofiev é composto de músicas para piano, dentre as quais nove sonatas e cinco concertos.

A linguagem musical especial resulta de sua capacidade de pianista virtuose. Ela liga o desejo de inventar dedilhamentos de novo tipo e ampliação da técnica do piano com a tendência a um gestual vigoroso e um ritmo independente e extremamente delicado.

É o que poderemos conferir no vídeo postado. O concerto para piano de n° 2, composto em 1913 chocou tanto o público em sua estréia, que muitos ouvintes abandonaram a sala durante a apresentação protestando. Mas isto pouco mexeu com o jovem compositor.

Esta jovem russa, ganhadora do 1° premio em Leeds - 2007 nos apresenta uma interpretação ao mesmo tempo vigorosa e delicada. Concerto extremamente difícil em todos os sentidos.
Confiram o primeiro e segundo movimentos.



Sonata para piano N° 3 em lá menor Op. 28


A sonata para piano N° 3 foi terminada em 1917, a partir de esboços que haviam sido feitos dez anos antes. A sonata tem um sub-titulo “from the old notebooks” e é uma reconstrução dessas composições feitas entre 1907 – 1908. A 3° sonata é uma obra curta, porem muitas vezes descrita como uma das melhores composições de Prokofiev em virtude do seu frescor e paixão.

A sofisticação e maturidade são evidentes desde o princípio. Os dois temas da exposição – o angular primeiro tema e o lírico segundo - estão claramente expostos antes de serem dissolvidos em um energético e poderoso desenvolvimento.

Emil Gilels (1916 – 1985) é considerado um dos maiores pianistas do século XX. Sem duvida sua interpretação da 3ª Sonata de Prokofiev é fenomenal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário